AMAZONAS / BRAZIL: URUCURITUBA / AMAZONAS / BRAZIL (5.405 / 5.570) POPULAÇÃO: 23.585 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

URUCURITUBA / AMAZONAS / BRAZIL (5.405 / 5.570) POPULAÇÃO: 23.585 PESSOAS (IBGE 2020)




Cidade calma, repleta de belezas naturais e de um povo simples e hospitaleiro, banhada pelo Rio Amazonas e considerada uma das maiores produtoras de Cacau do Estado.

Estamos falando da cidade de Urucurituba, localizada a 218 quilômetros de Manaus.
O município tem como a principal atividade econômica a produção do Cacau, tendo uma festa em comemoração à colheita do fruto. 
O município possui uma das faunas e flora mais completas da região, que traduz toda sua magia, por meio de lagos imensos, paranás e exuberante floresta. 
A “Princesinha do médio Solimões” como também é conhecida tem um porto hidroviário, considerado um dos melhores do Amazonas. É claro, não podemos esquecer, de um dos seus principais atrativos, os sítios arqueológicos, um verdadeiro santuário das civilizações que habitaram no município anos atrás. O local é preservado pelo professor e pesquisar José Alberto Neves. 
Cultura 
Além da tradicional Festa do Cacau, o município também registra outro grande evento, o Festival Folclórico, que é conhecido pela disputa entre quadrilhas. No festival também tem a disputa dos bumbás Estrela Azul e Touro Branco. 
Outra coisa que vive no imaginário dos Urucuritubense é a lenda da "Cobra Grande da Cabeça de boi".
Porto Hidroviário



Avenida central

Rio Amazonas

Porto Hidroviário



Rua da cidade
Rio Amazonas

Corrida de rua
Estrada do tobocal 
Festividades
Igreja de São Sebastião na Estrada do Tobocal
Lago do Arrozal
Lago do Arrozal
Lago do Arrozal
Lago do Arrozal
Competição de natação
Rio Amazonas
Vista aérea
Vista parcial
Prefeitura Municipal
Dados gerais da cidade de Urucurituba, Amazonas 
Código do Município - 1304401 
Gentílico - urucuritubense 
Prefeito (2017) JOSE CLAUDENOR DE CASTRO PONTES 
População estimada [2018] 22.537 pessoas 
População no último censo [2010] 17.837 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 6,14 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017]  755 pessoas 
População ocupada [2017] 3,4 % 
Posição geográfica da cidade de Urucurituba no estado do Amazonas
História da cidade de Urucurituba, Amazonas
Urucurituba 
Amazonas – AM 
História 
Os índios Mundurucus, Maués e outros foram os primitivos habitantes da região, hoje ocupada pelo município de Urucurituba 
Pouco tempo após a expedição de Pedro Teixeira de Belém do Pará a Quito (Equador), inicia-se o desenvolvimento propriamente dito do Amazonas. 


Próximo à fronteira atual com o Pará, na margem esquerda do Rio Amazonas, vão surgindo os núcleos que dariam origem às maiores cidades da área. Em 1660, Silves; em 1757, Itacoatiara; em 1814, Urucará. Na margem direita do grande rio, quase à mesma altura de Urucará, floresce a povoação de Urucurituba, com território desmembrado de Urucará e Silves. 
A denominação de Urucurituba dada à povoação e posteriormente ao município, provém de uricuri, espécie de palmeira abundante naquela época nas adjacências daquela localidade. 
Avenida central
Fonte dos textos e fotos: d.emtempo.com.br / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Urucurituba, AM




Conheça o estado do Rio Grande do Sul



SONHOS DE UM VIAJANTE
DESERTO VERDE
Estava indo para a cidade de Nova Viçosa, na Bahia. Eu ia dirigindo uma Belina amarela. Durante toda a viagem, nas margens da rodovia, em toda sua extensão, havia árvores de eucalipto plantadas, enfileirados. Não havia subida e nem curva. Era uma linha reta e plana. Havia pessoas comigo no carro, mas só lembro que estava ali o Sr. Ary e Dona Judit. O Sr. Ary disse que achava aqueles eucaliptos muito bonitos, mas eu disse que não passava de um deserto verde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo