AMAZONAS / BRAZIL: LÁBREA / AMAZONAS / BRAZIL (2.669 / 5.570) POPULAÇÃO: 46.882 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

LÁBREA / AMAZONAS / BRAZIL (2.669 / 5.570) POPULAÇÃO: 46.882 PESSOAS (IBGE 2020)




Etnoturismo, Turismo de Floresta, Ecoturismo, Turismo de Aventuras, Lazer, História, Cultura e Esportes Náuticos.


O Rio Purus e a cidade
Vistas aéreas da cidade




Avenida central da cidade
Centro da cidade
Coreto da praça da cidade
Escola pública
Igreja e praça central da cidade
Igreja Matriz de Lábrea

Vistas parciais da cidade







Cais do Porto no Rio Purus
Praia de água doce no Rio Purus
Praça da Matriz (central)



Prefeitura Municipal
Quadra de esportes
O Rio Purus e o Coreto da Praça
Ruas da cidade






Dados gerais da cidade de Lábrea, Amazonas
Código do Município - 1302405 
Gentílico - labrense 
Prefeito (2017) GEAN CAMPOS DE BARROS 
População estimada [2019] 46.069 pessoas 
População no último censo [2010] 37.701 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 0,55 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 2.150 pessoas 
População ocupada [2017] 4,8 % 
Posição geográfica da cidade de Lábrea no estado do Amazonas
História da cidade de Lábrea, Amazonas 
Lábrea – Amazonas 
História 
O Dicionário Geográfico do Brasil”, de Moreira Pinto, consigna em 1852 o conhecimento do rio Purus por alguns coletores. 
Em meados do século XIX ocorre a visita de João Cunha Correa, vulgo João Cametá, à região do rio Purus. 
Em 1852, parte de Manaus a expedição de Tenreiro Aranha, com o objetivo de encontrar ligação, através das Campinas, entre os rios Purus e Madeira. 
Em 1854, Frei Pedro Coriana fundou no rio Purus uma missão de índios, sob o nome de São Luís Gonzaga, com índios Muras, Cauinicis, Mamurus, Jamadis, Purupurus. 
Em 1861, também com o objetivo de encontrar comunicação entre os rios Purus e Madeira, é organizada outra expedição, chefiada por Manuel Urbano da Encarnação. 


Em 1869, chega à região a primeira leva de cearenses, chefiada por João Gabriel de Carvalho e Melo. 
Em dezembro de 1871, chega a maior leva de maranhenses, sob o comando do Coronel Antônio Rodrigues Pereira Labre, instalando-se às margens do rio Purus, na terra firme de Amaciari, que passa a denominar-se Lábrea. 
Esta eh a bandeira da cidade de Lábrea, Amazonas
Este eh o brasão da cidade de Lábrea, Amazonas 
Fonte dos textos e fotos: Facebook.com/ibrpaixao / José Rodrigues / Edmar Barros / Prefeitura Municipal de Lábrea, AM / Thymonthy Becker / Wikipédia / IBGE 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



SONHOS DE UM VIAJANTE
A GOTA FATAL
Estava num local que parecia ser uma sacada de um prédio. Estava segurando um copo na mão, que dentro tinha três gotas de mel. Duas gotas eram boas, mas uma tinha veneno. Meu pai estava perto de mim, me obrigando a tomar a gota que tinha veneno. Com uma colherinha de café, peguei a gota boa e tomei, depois peguei a outra e tomei. Mas hesitava em tomar a gota com veneno. Meu pai então começou a me enforcar, exigindo que eu tomasse a gota envenenada. 


Eu não consegui respirar direito. Estava me sufocando e eu pedindo para ele parar, que eu tomaria a gota de mel envenenada. Ele me soltou. Então tomei a gota envenenada. Ao tomar, comecei a ficar com falta de ar, não estava conseguindo respirar. Fui caindo não chão, sem consegui respirar, olhando para meu pai que só me olhava e nada fazia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo