AMAZONAS / BRAZIL: PAUINI / AMAZONAS / BRAZIL (3.662 / 5.570) POPULAÇÃO: 19.522 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

PAUINI / AMAZONAS / BRAZIL (3.662 / 5.570) POPULAÇÃO: 19.522 PESSOAS (IBGE 2020)




Com diversos Eventos Esportivos, Culturais e Religiosos, como a festa de Santo Agostinho e aniversário da cidade. Esportes Náuticos em um rio caudaloso e Turismo de aventuras em meio a floresta.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Vistas aéreas da cidade

Cachoeira da cidade


Câmara de Vereadores
Entorno da cidade

Escola Pública Municipal
Igreja Matriz de Santo Agostinho

Vistas parciais da cidade















Final da pista de pouso de aeronaves
Porto no Rio que banha a cidade
Praça da cidade


Pupunha - Fruta típica da região
Quadra esportiva
Rio que banha a cidade


Ruas e Avenidas da cidade








Usina Termoelétrica da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 1303502 
Gentílico - pauiniense 
Prefeito (2017 / 2020) ELIANA OLIVEIRA AMORIM 
População estimada [2019] 19.426 pessoas 
População no último censo [2010] 18.166 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 0,44 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
Pauini 
Amazonas – AM 
História 
Os nordestinos, principalmente os cearenses, foram os pioneiros dos povoamentos de várias águas do Amazonas. Na zona do rio Purus, esse povoamento iniciou-se às margens do grande rio, nas primeiras décadas da segunda metade do século XVIII e pouco depois se estendeu aos afluentes caudalosos. 


Habitavam primitivamente a região os índios Pamaris, Catuquinas, Purupurus, Cucamas, Jamadis, Canamaris entre outros. 
Em 1949, chegaram a Terruaã alguns padres da Ordem Monástica dos Recoletos de Santo Agostinho e edificaram uma capela provisória, que foi inaugurada em 15 de agosto do mesmo ano, com a denominação de Nova Hipona Terruaã. 
O rio Pauini, cuja denominação se estendeu ao município em referencia, é um dos principais afluentes do rio Purus. 
Este eh o brasão do município 
Fonte dos textos e fotos: Facebook.com/pauinioficial / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Pauini, AM

SONHOS DE UM VIAJANTE
NA ESTRADA COM GALVÃO BUENO E CASAGRANDE
Estava dirigindo um carro em alta velocidade. Estava chovendo muito. Eu derrapava na pista, mas continuava dirigindo em alta velocidade. Atrás de mim estava um carro com o Galvão Bueno dirigindo e ao seu lado o Casagrande. Então, numa curva eu derrapei e capotei o carro. Nisto eu vi o Galvão Bueno dizer ao Casagrande que não iria tentar me socorrer, porque eu estava correndo de propósito. Então o Casagrande disse que deveria me salvar sim, porque eu poderia ter caído em uma grande poça de a água e estar me afogando. Então eu me imaginei me afogando. Mas o carro do Galvão Bueno continuou e não parou para me socorrer. 


Consegui sair dali e fui até uma concessionária e peguei um carro novo que eu tinha comprado. Estava indo para a praia. Nisto, a Estrada terminou numa casa. Eu não sabia para onde ir. Uma pessoa que estava ali me disse que a estrada passava dentro da casa e continuava do outro lado. Eu entrei na casa, para ver onde estava a estrada. Ela passava por debaixo da casa. Então eu disse que nem uma criança de colo conseguiria passar ali, quanto mais um carro. Nisto chegou outra pessoa, e me disse que a estrada continuava no outro quarteirão. 


Sai com o carro e encontrei a estrada. Nisto eu lembrei que eu deveria estar trabalhando. Nisto lembrei que eu havia dito para mim mesmo, que ia aproveitar e vida e não me importaria com o trabalho. Sai dirigindo o carro até que encontrei a Rita e a Nathalia. A Rita disse que eu não podia ir para a praia, que eu não conseguiria dirigir o carro até lá. Então eu disse que iria pedir ao grilo que me levasse até lá, viesse no carro de volta e depois me buscasse. Então lembrei que meu carro era zero quilômetro e desisti de pedir ao Grilo para me levar.

CONHEÇA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo