AMAZONAS / BRAZIL: URUCARÁ / AMAZONAS / BRAZIL (5.401 / 5.570) POPULAÇÃO: 16.130 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

URUCARÁ / AMAZONAS / BRAZIL (5.401 / 5.570) POPULAÇÃO: 16.130 PESSOAS (IBGE 2020)




O município tem na sua parte cultural o Festival Urucaraense de quadrilhas, que conta com a participação de quatro agremiações. Esportes Náuticos, Turismo de Aventuras e Ecoturismo.

(Aparecida na Roça, São José na Roça, Sant'Ana na Roça e Contradança na Roça) e é disputada na Quadra de Esportes e Lazer do Bairro de Santa Luzia. 
O município sempre se destaca em competições regionais, como a Copa dos Rios, que é o principal torneio entre seleções municipais do Amazonas; além disso, o Município é um dos mais representativos do Polo nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA'S), principalmente nas modalidades de Handebol. 
São cinco as festas populares realizadas em Urucará, a saber: Festa da padroeira Sant'Ana (realizada em julho), Festa do aniversário da cidade (12 de maio), Festa do Divino Espírito Santo (maio e junho), Festival de Quadrilha de Urucará (julho), Festa de Nossa Senhora de Aparecida (3 a 12 de outubro). 
Cidade portuária de Urucará, AM
Entorno
Cidade portuária de Urucará, AM
Rio da cidade
Cidade portuária de Urucará, AM
Rua da cidade
Cidade portuária de Urucará, AM
Rua da cidade
O rio da cidade
Por do sol na orla do rio
Rua da cidade
Praça da cidade
Cidade portuária de Urucará, AM
Cais do porto


Coreto
Orla da cidade
Por do sol
Por do sol
Por do sol
Orla da cidade
Praça de Sant'Ana
Travessia
Vista aérea e o campo de esportes
Vista aérea
Vista parcial
Praça da cidade
Praça de Sant'Ana
Rua da cidade
Cidade portuária de Urucará, AM
Vista aérea com a Igreja de Sant'Ana 


Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Cidade portuária de Urucará, AM
Rua da cidade
Por do sol no rio
Rua da cidade
Terminal Hidroviário
Rua da cidade
Travessa
Urucará as margens do rio
Bem vindo
Bem vindo
Orla da cidade
Coreto da praça
Rua da cidade
Praça da cidade
Urucará as margens do rio
Terminal Hidroviário
Dados gerais da cidade de Urucará, Amazonas
Código do Município - 1304302 
Gentílico - urucaraense 
Prefeito (2017) ENRICO DE SOUZA FALABELLA 
População estimada [2018] 16.383 pessoas 
População no último censo [2010] 17.094 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 0,61 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 0,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 882 pessoas 
População ocupada [2017] 5,2 % 
Posição geográfica da cidade de Urucará no estado do Amazonas
História da cidade de Urucará, Amazonas
Urucará 
Amazonas – AM 
História 
A atual cidade de Urucará originou-se da povoação de Santana da Capela, fundada em 1814, por Crispim Lobo de Macedo e em 1880 já existia uma pequena igreja coberta de telhas e população regular. 
Habitavam primitivamente o território de Urucará os índios Burubus, Caboquenas e Guanavenas. 


A denominação de Urucará provém da fusão de dois vocábulos indígenas: uru e cará, que significam respectivamente, cesto de palha e inhame. 
Este eh o brasão da cidade de Urucará, Amazonas
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/urucaraamazonas / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker 



CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL



SONHOS DE UM VIAJANTE
EM BUSCA DO APARTAMENTO E TENTANDO VOAR
Estava vindo correndo na rua da casa da minha mãe. Estava usando um short preto que eu uso para dormir. Estava sem camisa, pois trazia a mesma enrolada na mão. Eu corria muito, mas não conseguia ir rapidamente. Era como se corre com uma pessoa num jogo de vídeo game. Eu fazia um esforço danado, mas ia lentamente. Quando cheguei perto da casa da minha mãe, vi várias pessoas ali. Então percebi que tinha esquecido a chave da casa que eu tinha comprado ali perto da casa da minha mãe. Eu queria descansar, mas não tinha como entrar. Fiquei indignado por ter saído cedo para descansar e ter esquecido a chave. 


Percebi então que não tinha trago também à chave do outro apartamento que eu tinha comprado ali no Bairro Esplanada. Vi que só estava com a chave do meu apartamento onde moro. Sai assim mesmo em direção ao apartamento do Bairro Esplanada. Corria mas ia devagar. Perto do portão da oficina da rede, havia várias pessoas. Chegando ali e já cansando, decidi tentar voar, para ir mais rápido. Não tinha certeza se conseguiria, mas tentei assim mesmo. Dei um pulo e com dificuldades também, sai voando. Mas a corrente de vento me impedia de ir para frente. 


Eu fiquei a uns 5 metros do chão. Tentava ir adiante, mas não conseguia, até que o vento foi me empurrando para baixo. Eu fui em direção aos fios de alta tensão que tinha ali. Cheguei a tocar as mãos em um deles, para tentar me desviar. Mas vi que todos estavam encapados. O vento acabou por me colocar de volta ao chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo