AMAZONAS / BRAZIL: 10 MELHORES PRAIAS DE ÁGUA DOCE DO BRAZIL

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

10 MELHORES PRAIAS DE ÁGUA DOCE DO BRAZIL




Você já ouviu falar das praias de água doce? Elas existem e são, na verdade, rios, lagos ou lagoas com orla de areia clara. 
Você já ouviu falar das praias de água doce? Elas existem e são, na verdade, rios, lagos ou lagoas com orla de areia clara. O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, então que tal conhecer essa abundância e aproveitar que alguns desses destinos são mais vazios e preservados em comparação às praias de mar?



Para quem busca sair da rotina e quer conhecer lugares novos, essa é a pedida ideal. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista de 10 praias de água doce para conhecer no Brasil. Confira: 
01 - ALTER DO CHÃO | PARÁ 
A praia de água doce mais famosa do Brasil também é considerada uma das mais bonitas do mundo! Alter do Chão é um distrito do município de Santarém, no Pará, e tem belas praias ao longo do curso do rio Tapajós e do Lago Verde. O Caribe Amazônico - como é chamado - aparece no período de vazante do rio, nos meses de agosto a janeiro. 
02 - BONITO | MATO GROSSO DO SUL 
Bonito, no Mato Grosso do Sul, reserva ao visitante inúmeras atrações de tirar o fôlego. Para completar o programa, um banho na Praia da Figueira não pode faltar! O local possui inúmeras atividades e uma ótima infraestrutura para atender a todos. A visitação é paga. 
03 - ILHA DE MARAJÓ | PARÁ 
A Ilha de Marajó guarda inúmeros atrativos aos turistas, seja por sua abundância de águas doces ou por sua história. A maior ilha fluviomarinha do mundo possui 15 municípios e localiza-se a oeste da foz do rio Amazonas (3 horas de barco partindo de Belém). Dentre os municípios mais visitados está Salvaterra, próxima a diversas praias, sendo a mais popular a Praia Grande. 



04 - CARAÍVA | BAHIA 
Caraíva fica localizada na Bahia, mais precisamente a 100 km de Porto Seguro, e possui inúmeras maravilhas naturais. Dentre as atrações do local está o rio Caraíva, ponto turístico da cidade, que possui águas limpas e areia branca. Às margens do belo rio, é possível apreciar o pôr do sol, comer pastel e mergulhar na água quentinha e doce. Caraíva também tem ótimas praias marítimas, para quem quiser alternar. 
05 - JALAPÃO | TOCANTINS 
O Jalapão, localizado no Tocantins, certamente encanta por suas paisagens e águas abundantes. Em meio a tanta água, claro, sempre tem uma prainha ou outra. A Cachoeira da Velha, no Rio Novo, é a maior do Parque Estadual do Jalapão, e logo ao lado dela você encontra deliciosos bancos de areia à beira d’água para relaxar e admirar a beleza da natureza. 
06 - JERICOACOARA | CEARÁ 
A cidade de Jericoacoara é um dos principais destinos no Ceará. Além do Parque Nacional de Jericoacoara, com famosas dunas de areia, a cidade está repleta de lagoas, como a Lagoa Azul e a Lagos do Paraíso. Essas duas são, na verdade, uma só, com nomes diferentes em diferentes trechos. Suas belíssimas praias de águas cristalinas competem com as praias de água salgada mais ao norte. 


07 - LENÇÓIS MARANHENSES | MARANHÃO 
Os famosos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, no Maranhão, oferecem paisagens de tirar o fôlego e uma experiência única. O parque inteiro, com 270 km², está repleto de dunas que guardam enormes lagoas da água da chuva. Nas maiores lagoas você pode mergulhar, relaxar e se refrescar. 
08 - CHAPADA DOS VEADEIROS | GOIÁS 
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é conhecida por suas formações rochosas e os encantadores desfiladeiros. Cheio de paisagens incríveis, o parque também é repleto de rios e cachoeiras. No encontro entre os rios São Miguel e Tocantinzinho, ou próximo à Cachoeira São Félix, você encontra ótimos bancos de areia cercados de água doce para relaxar e mergulhar. 
09 - PONTA NEGRA | AMAZONAS 
A Praia Ponta Negra, na capital do Amazonas, Manaus, fica às margens do Rio Negro, a apenas 13 km do centro, no bairro de Ponta Negra. A praia, que é artificial, costuma encher nos dias de calor e já é um dos principais destinos da capital amazonense, sediando uma grande quantidade de eventos culturais. 




10 - PRAIA DA GRACIOSA | TOCANTINS 
Outra capital que tem uma praia bem no meio da cidade é Palmas, em Tocantins. Se você estiver por lá e não der para ir até o Jalapão, consegue encontrar água doce para se refrescar pela capital mesmo, na Praia da Graciosa. O banco de areia possui boa infraestrutura com banheiros, quadras, bares e restaurantes. O local ainda costuma receber eventos culturais, esportivos e de lazer. 

Fonte dos textos e fotos: Guiadasemana.com.br / msn.com / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 




VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE





CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
A MULHER DO GUARDA ROUPAS
Estava entrando no meu quarto quando ouvi de dentro do guarda roupa, uma voz de mulher dizendo alguma coisa. Aproximei o ouvido da porta do guarda roupa e fiquei a ouvindo dizer. Não estava entendendo direito. Ela parecia que dizia palavras em inglês e em japonês. Só que misturava as duas línguas na mesma palavra. Como se estive dizendo “Inglenês” ou “Japogles”. O que seria a mistura de japonês com Americano. 


Eu até entendi algumas palavras, mas estava ficando cada vez mais difícil de entender, pois ela falava cada vez mais rápida. Fui afastando do guarda roupa, mas a voz continuava. Fiquei imaginando se não seria um problema em meu ouvido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo