AMAZONAS / BRAZIL: 10 RIOS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

10 RIOS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO




Desde os princípios da humanidade, os rios nos têm sido importantíssimos, afinal é graças a eles que desenvolvemos a agricultura e não é à toa que muitas das maiores e mais antigas cidades do mundo tenham se erguido às margens desses corpos d’água.



Hoje, também são fantásticos destinos turísticos que garantem uma ótima maneira de explorar um país, oferecendo uma incrível variedade de paisagens urbanas e rurais por onde passam. 
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 rios fantásticos que você vai querer visitar ao menos uma vez na vida. Confira 
01 - Nilo | África 
O Nilo, apesar de ser frequentemente associado ao Egito, nasce no Lago Vitória, na Uganda, e corre por nada menos que onze países, ao longo de mais de seis mil quilômetros, até desaguar no não menos fascinante mar Mediterrâneo. É possível fazer cruzeiros pelo rio e você certamente não vai se arrepender. Às margens, verá belas dunas douradas, a fascinante vegetação local, ruínas de Luxor e edifícios milenares. Uma viagem pelo Nilo é como uma viagem no tempo. 
02 - Amazonas | América do Sul 
Não é difícil entender por quê o rio Amazonas é um dos mais famosos do mundo. Apesar de ser mais comumente associado ao Brasil, o Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e passa pela Colômbia antes de cruzar a região norte do nosso país e desaguar no Atlântico.


Ainda que nem sempre seja considerado o mais extenso — há divergências quanto à sua nascente — é de longe o mais volumoso. É possível navegar de barco por ele enquanto se admira a tão fantástica floresta Amazônica, com paradas em cidades cosmopolitas como Manaus. 
03 - Danúbio | Europa 
Um dos mais famosos rios da Europa, o Danúbio já representou, junto ao Reno, a fronteira ocidental do Império Romano. Sua nascente fica na Alemanha, e ele corre por seis outros países antes de desaguar no mar Negro.


Ao longo de quase três mil quilômetros, ele passa por incríveis paisagens verdes, pequeninas cidades e cidades grandes e cosmopolitas, como Viena. Os primeiros cruzeiros de rios da Europa aconteceram nele e no Reno, e certamente não é difícil entender o por quê. Imagina explorar o leste europeu a bordo de um barco? 
04 - Ganges | Índia 
O famosíssimo Ganges não poderia faltar na lista. O rio corre por quase todo o norte da Índia e tem extrema importância para os povos locais. Ainda que ele não seja o mais cênico nem o mais limpo dos rios, o Ganges merece uma visita dos amantes de cultura.


Assistir a peregrinos que se banham ou fazem rituais funerários na cidade de Varanasi, por exemplo, é uma experiência única. Perto do Himalaia, ainda, o rio é limpo e próprio para banho, além de cercado por belas paisagens. 
05 - Zambezi | África 
O rio Zambezi é famoso pelas incríveis Cataratas de Vitória, a mais alta do mundo, mas o rio tem diversos outros atrativos. Com quase três mil quilômetros de comprimento, o rio nasce na Zâmbia e percorre outros quatro países antes de desaguar em Moçambique. É possível fazer passeios de barco em algumas das regiões para apreciar a diversa vida selvagem da região central da África. Que tal fazer um safari na água? 
06 - Volga | Rússia 
O Volga, na Rússia, é o maior rio da Europa e atravessa paisagens diversas. O rio nasce no norte do país e percorre 3688 quilômetros até sua foz no mar Cáspio. Ele é um popular destino de cruzeiros, talvez porque cruze nada menos que onze das maiores cidades do país, incluindo a capital Moscou e a imperial São Petersburgo, isso sem falar das menores, que garantem ótimas cenas, e das paisagens naturais. Só não visite no inverno, quando grande parte dele congela. 
07 - Yangtzé | China 
O Yangtzé é o mais longo rio da Ásia. Ele nasce na cordilheira de Kunlum, no limite do Tibete com Chinghai e percorre mais de seis mil quilômetros em direção ao Mar da China Oriental, onde deságua.



Nesse percurso, passa por algumas das paisagens mais cênicas do país, além de importantes cidades. Um de seus pontos mais famosos é a incrível Montanha Púrpura de Nanjing. 
08 - Kenai | Estados Unidos 
Percorrendo apenas 132 quilômetros no Alasca, o Kenai é muitas vezes considerado o rio mais bonito de todo os Estados Unidos. É um ótimo lugar para apreciar as belezas dessa região tão isolada, incluindo ursos pardos e diversas espécies de pássaros, isso sem falar dos fiordes e geleiras. O rio faz parte de um importante parque nacional muito procurado pelos amantes de aventura e natureza. 
09 - Irrawaddy | Birmânia 
O Irrawaddy é o rio mais longo da Birmânia e a via fluvial mais importante do país. O destino no sudeste asiático tem crescido e as opções de cruzeiros para explorar as paisagens exóticas e por vezes místicas, com uma atmosfera inexplorada, têm aumentado. No percurso, além das paisagens naturais, você vai encontrar comunidades e aprender mais sobre a cultura local e vai poder admirar imponentes templos budistas. 
10 - Douro | Portugal e Espanha 
O rio Douro nasce no norte da Espanha e corre por 850 quilômetros até o Oceano Atlântico, cortando todo o norte de Portugal. É no país lusitano que ele se torna um popular destino turístico. Passear por ele é se deparar com bucólicas paisagens naturais, pequenas cidadezinhas históricas, igrejas barrocas e cenários cheios de vinícolas — onde você certamente pode parar para provar deliciosos vinhos.

Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker 




CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


SONHOS DE UM VIAJANTE
AS LOCOMOTIVAS
Estava indo para minha casa. Era noite. Descia a Avenida Antonio Olimpio de Morais correndo e com algumas bolas de papel nas mãos e uma peça de um maquinário. Descia em direção ao Bairro Esplanada. A medida que ia correndo, ia jogando as bolas de papel no chão. Quando cheguei na travessia da linha, havia várias locomotivas paradas ali, só que no sentido contrário ao que são as linhas realmente. Não era possível passar. Fiquei pensando que os carros não conseguiriam entrar ou sair do bairro. Fui tentar passar, mas não encontrava lugar para isto. Então vi que se eu passasse por debaixo da escada de acesso a cabine da locomotiva, eu conseguiria sai do outro lado. 


Ia tentando, mas desisti. Nisto a locomotiva saiu rapidamente. Fiquei pensando que aquilo era impossível, uma locomotiva não conseguiria sair tão rapidamente assim. E se eu estivesse passando por debaixo da escada, teria me dado mal. Continuei andando, quando vi que nas mãos, não tinha a peça de maquinário e sim um alicate universal. Continuei andando quando vi várias pessoas. Elas se aproximaram de mim e tentaram tirar o alicate que estava comigo. Tentei impedir, mas não consegui. Elas levaram o alicate. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo